Abstract:
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Esta tese, focalizando o efeito do letramento tardio sobre a organização do conhecimento semântico, teve por objetivo evidenciar a influência do letramento nas capacidades cognitivas, em particular naquelas relacionadas com a linguagem e o conhecimento semântico. Para tanto, compararam-se três grupos de adultos # iletrados rurais; iletrados urbanos; ex-iletrados # e, para situar esta capacidade em referência ao desenvolvimento cognitivo, testaram-se crianças de idades diferentes. No total foram investigados 187 sujeitos em quatro experimentos. No experimento 1 Associações verbais das representações semânticas lexicais: sinonímia, antonímia, identidade de categoria, sintagmática, funcional e pessoal #, observou-se que todos os sujeitos demonstraram mais facilidade para acessar as relações sintagmáticas do que as paradigmáticas. Não houve diferença entre a população de iletrados, mas observou-se o efeito do letramento: os ex-iletrados demonstraram uma performance melhor que os iletrados. No experimento 2 # A procura da informação semântica na memória de curto prazo: o paradigma de relaxamento da interferência proativa # não houve diferenças na performance entre as respostas dos grupos de crianças nem entre as respostas dos grupos de adultos o que indica que o relaxamento da interferência proativa não depende da idade ou grau de letramento do sujeito. Para o experimento 3 # A centralidade das características dos objetos e seres vivos com distinção de traços sensoriais/funcionais # os resultados sugeriram que o letramento pode influenciar a estrutura semântica dos nomes. Para o experimento 4 # A utilização implícita da informação semântica: os efeitos de priming semântico na tarefa de decisão lexical # houve confirmação de que o efeito foi de relação entre palavras. No entanto, a diferença apareceu no caso das palavras não-relacionadas, tornando-se difícil a interpretação teórica destes achados. A questão fica em aberto. Para concluir, os resultados, em sua maioria, não demonstraram efeitos do letramento nos modos de funcionamento cognitivo, especificamente, na aquisição, na organização e recuperação do conhecimento das relações semânticas lexicais, sobretudo, em adultos ex-iletrados. |