Novas tecnologias e práticas docentes: projetos nas salas informatizadas como alternativa para melhorar o aproveitamento dos computadores nas escolas públicas

DSpace Repository

A- A A+

Novas tecnologias e práticas docentes: projetos nas salas informatizadas como alternativa para melhorar o aproveitamento dos computadores nas escolas públicas

Show full item record

Title: Novas tecnologias e práticas docentes: projetos nas salas informatizadas como alternativa para melhorar o aproveitamento dos computadores nas escolas públicas
Author: Pereira, Silvio Silvestre
Abstract: O objeto principal desta pesquisa é a discussão do uso das tecnologias comunicacionais na sociedade e em especial no ambiente educacional, assim como fazer uma análise sobre a evolução histórica no contexto educacional a partir do agrupamento e aperfeiçoamento cada vez mais presente nos novos modelos dos equipamentos tecnológicos, em uma interface mais eficaz, o computador conectado a Internet o que possibilita o romper da barreira sempre existente pela distância e idiomas, os novos modelos de produção e de relações humanas, a nova gestão social do conhecimento, as exigências do atual modelo de produção exigindo o aumento de qualidade de seus produtos e os trabalhadores além de produzir sua parte têm de gerênciar sua produção, fazer o controle de qualidade com aumento de produtividade. Esta pesquisa também apresenta uma análise das atividades desenvolvidas dentro das salas informatizadas (laboratório de informática) das escolas públicas estaduais, integradas ao projeto PROINFO, com as atividades direcionadas para projetos pedagógicos. Partindo do pressuposto, vários são os projetos pilotos desenvolvidos nas escolas que integram o projeto PROINFO, utilizando as ferramentas oferecidas pelo computador para comunicação, construção, representação, análise e divulgação das experiências que vem contribuindo com a contextualização social política e econômica da escola. Este projeto 'Rei Rainha' mirim, foi desenvolvido no ano de 2000, em uma escola pública do Estado de Santa Catarina, com alunos do 2º e 3º ano do Ensino médio. Além de explorar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos na educação, utilizando o computador como ferramenta auxiliar no processo de construção do conhecimento, destaca o método pedagógico de utilização dos computadores de uma forma mais produtiva e de simples gerenciamento das turmas, que são sempre em número superior aos de computadores.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85024
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
194629.pdf 977.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar