Abstract:
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Este trabalho se insere no debate existente sobre a relação creche-família. O objetivo de análise do estudo foi identificar e evidenciar elementos possibilitadores de uma boa relação entre essas instituições. O lócus de realização dessa pesquisa foi uma creche pública do município de Florianópolis que enfatiza o estabelecimento de uma boa relação com as famílias das crianças com as quais trabalha. O aporte teórico que subsidiou a análise permite compreender o cotidiano como propiciador de dinâmicas relacionais humanas no qual os atores constroem, partilham suas vivências e interagem socialmente. A investigação privilegiou técnicas qualitativas para a coleta, o tratamento e a análise dos dados: utilizou-se de registros escritos, filmagens, entrevistas e documentos. Percebeu-se, no contexto da pesquisa, um caminho positivo para a construção de uma relação entre creche e família a partir das categorias de análise comunicação, acesso e interação, tendo como princípio o respeito e a compreensão das diferenças e das particularidades no enfrentamento dos confrontos para a busca do consenso entre os protagonistas da vida na creche: crianças, famílias e profissionais. |