Abstract:
|
As novas tecnologias, como a informática, o computador, a Internet, CD-ROM, hipermídia e multimídia, estão se apresentando como instrumentos poderosos para serem utilizados pelos professores no contexto educacional. Para que seja possível manejar e utilizar estes instrumentos de forma eficiente e adequada, é necessário conhecer suas características e recursos. Dessa forma este trabalho teve como objetivo conhecer e avaliar os recursos do software de geometria dinâmica Cinderella, para a mediação pedagógica em disciplinas de desenho. O método utilizado para avaliar o software Cinderella foi baseado e adaptado do MAEP - Método Ergopedagógico Interativo de avaliação para Produtos Educacionais Informatizados. Este método propõe que todo o software educativo pode ser avaliado analisando-se suas interfaces pedagógica, ergonômica e comunicacional. Para atingir o objetivo desta pesquisa foi selecionada a interface pedagógica e desta os critérios de ensino e aprendizagem. Foram envolvidos na avaliação cinco professores do departamento de desenho da UFPR. Analisando-se os dados obtidos pode-se concluir que o software Cinderella apresenta um nível muito bom - nota ponderada superior a 80 - para os recursos de mediação pedagógica sob o ponto de vista dos professores avaliadores. |