Abstract:
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O propósito desta pesquisa foi propor a aplicação de mapas semânticos como estratégia para a criação do conhecimento organizacional em pequenas empresas de base tecnológica. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de cunho qualitativo, fazendo-se uso do procedimento "estudo de caso" para experimentação do modelo proposto. O campo de investigação deste estudo é uma empresa de base tecnológica, de pequeno porte, membro da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia - ACATE. Os dados coletados por meio de entrevistas não estruturadas, de questionários aplicados, através de contato pessoal e dos mapas semânticos individuais e coletivos foram tratados e submetidos à técnica de análise de conteúdo associada à análise de freqüência de citação. Os resultados revelaram que ao usar os mapas para ativar e registrar o conhecimento individual e coletivo pode-se obter uma série de benefícios: compartilhar conhecimentos que antes eram de domínio individual; ampliar os conhecimentos por meio de discussões tendo o mapa como guia; perceber as lacunas de conhecimentos existentes no capital intelectual da empresa. Face aos resultados, conclui-se que o uso de mapas semânticos é adequado para dar suporte ao processo de criação do conhecimento organizacional estratégico bem como para proceder à análise de informações competitivas, gerando um mapa de conhecimentos que atenda às necessidades de inteligência das pequenas empresas. Assim, propõem-se alguns requisitos básicos para sua utilização, e sugere-se, o monitoramento de informações obtido por meio de mapas semânticos, como ponto de partida para o desenvolvimento de IC em pequenas empresas. |