Abstract:
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A informação transforma-se num fenômeno social contemporâneo, amplia e aprofunda o desenvolvimento de serviços e produtos. A partir desta constatação o presente estudo teve como objetivo geral compreender aspectos de liderança e de competência na percepção do profissional da informação (Bibliotecário, Pesquisador, Docente) do Sul do Brasil e dos Representantes de Organismos da Classe. Especificamente, contextualizar aspectos históricos, conceituais e emergentes do profissional da informação; identificar a interdisciplinaridade da Ciência da Informação com as influências das novas Tecnologias da Informação e Comunicação; caracterizar a ambiência dos profissionais da Biblioteconomia, dos organismos de classe e das instituições de ensino de graduação, Mestrado e Doutorado da área e sistematizar os aspectos integrantes da liderança e da competência para os profissionais da informação. Metodologicamente, classifica-se como exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa que analisa e categoriza as falas que emergiram dos quatros segmentos estudados. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se: observação, questionário e entrevista estruturados. Os resultados conduziram ao entendimento de que a liderança é processo natural do indivíduo delineado pela capacitação, pelo aprimoramento e influenciada pelo convívio social. A atuação do profissional no contexto social, político, educacional e científico encontra-se num paradoxo entre descompasso e desenvolvimento. A posição frente ao avanço da Tecnologia de Informação e da Comunicação é vista como válida, necessária e convergente. As competências caracterizaram-se por consenso sobre visão gerencial e estratégica; tomada de decisão; atitude pró-ativa, capacidade para inovar e empreender mudanças. Os Profissionais da Informação e os Representantes evidenciam que deve haver convergência de competências em: gestão, estratégia, tomada de decisão e inovação. Apontam a necessidade de liderança para atender as demandas informacionais das áreas do saber e dos negócios, especialmente da Administração e da Comunicação. |