Modelo de logística de suprimentos: uma aplicação à rede de franquias COPEL

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de logística de suprimentos: uma aplicação à rede de franquias COPEL

Show full item record

Title: Modelo de logística de suprimentos: uma aplicação à rede de franquias COPEL
Author: Mühlstedt, Walter Tadeu
Abstract: O presente estudo tem por objetivo apresentar à COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A uma proposta que torne sua rede franqueada mais competitiva junto à concorrência na a prestação de serviços voltados à área elétrica, bem como à comercialização de materiais elétricos. Dentro dessa perspectiva, buscou-se identificar os fatores que limitam o lucro dos franqueados, além de buscar as ações passíveis de serem implementadas para reverter essa situação. Dentre os fatores que limitam o lucro identificou-se a baixa escala de compras individuais dos franqueados e o custo do transporte das mercadorias comercializadas. Na seqüência, efetuou-se uma pesquisa teórica em busca de material que refletisse o estado da arte na área de desenvolvimento e parcerias com fornecedores, abordando histórico, conceitos, importância e enfoques diversos a respeito do assunto. Além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se de três pesquisas de campo, sendo a primeira direcionada aos fornecedores de materiais elétricos, a segunda à empresas públicas do setor elétrico e a terceira realizada junto aos empregados da COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A, através de entrevista semi estruturada. Com base nas pesquisas, elaborou-se um conjunto de propostas visando reverter a situação de baixa competitividade, conforme segue: criação de uma central de compras baseada num sistema de parcerias com os fornecedores, a contratação de um operador logístico e uma proposta para a integração das operações entre os franqueados, fornecedores e operador logístico baseada na internet. O sistema proposto será implantado e acompanhado e contribuirá para a redução de custos, decorrentes do maior poder de barganha da rede franqueada, da redução de intermediários, de melhores condições de pagamento, de menores estoques, da agilidade à reposição de mercadorias nos pontos de vendas, da ampliação e da expansão da operação, além de outras vantagens, sem maiores investimentos para a rede franqueada.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84863
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
196658.pdf 506.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar