Abstract:
|
O presente estudo tem por objetivo apresentar à COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A uma proposta que torne sua rede franqueada mais competitiva junto à concorrência na a prestação de serviços voltados à área elétrica, bem como à comercialização de materiais elétricos. Dentro dessa perspectiva, buscou-se identificar os fatores que limitam o lucro dos franqueados, além de buscar as ações passíveis de serem implementadas para reverter essa situação. Dentre os fatores que limitam o lucro identificou-se a baixa escala de compras individuais dos franqueados e o custo do transporte das mercadorias comercializadas. Na seqüência, efetuou-se uma pesquisa teórica em busca de material que refletisse o estado da arte na área de desenvolvimento e parcerias com fornecedores, abordando histórico, conceitos, importância e enfoques diversos a respeito do assunto. Além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se de três pesquisas de campo, sendo a primeira direcionada aos fornecedores de materiais elétricos, a segunda à empresas públicas do setor elétrico e a terceira realizada junto aos empregados da COPEL DISTRIBUIÇÃO S/A, através de entrevista semi estruturada. Com base nas pesquisas, elaborou-se um conjunto de propostas visando reverter a situação de baixa competitividade, conforme segue: criação de uma central de compras baseada num sistema de parcerias com os fornecedores, a contratação de um operador logístico e uma proposta para a integração das operações entre os franqueados, fornecedores e operador logístico baseada na internet. O sistema proposto será implantado e acompanhado e contribuirá para a redução de custos, decorrentes do maior poder de barganha da rede franqueada, da redução de intermediários, de melhores condições de pagamento, de menores estoques, da agilidade à reposição de mercadorias nos pontos de vendas, da ampliação e da expansão da operação, além de outras vantagens, sem maiores investimentos para a rede franqueada. |