A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental

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A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental

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Título: A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental
Autor: Dias, Raquel Gastaldi
Resumo: Através deste estudo investigamos em que medida o ensino de estratégias metacognitivas para alunos de quarta séries melhora a compreensão de textos. Duas hipóteses foram levantadas: 1 O ensino de estratégias metacognitivas influencia positivamente e significativamente a compreensão de textos. 2 Habilidades metacognitivas podem ser desenvolvidas em estágios precoces, se promovidas e estimuladas por atividades adequadas. Aulas de leitura foram conduzidas com 48 alunos na quarta série, divididos em dói grupos, experimental e controle, no Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, durante quatro meses. Através de análises quantitativas suportadas por análises qualitativas, observamos o crescimento de independência e prazer para as atividades de leitura com o Grupo Experimental que recebeu o ensino sistemático de estratégias metacognitivas. Ambos os grupos tornaram-se mais conscientes de serem capazes de construírem sentido durante a leitura, revelado pelo crescente interesse e estimulado pelas atividades desta pesquisa. Observamos uma visível melhora em relação ao envolvimento afetivo com a leitura, especialmente com o grupo controle. O ensino de leitura pode e deve acontecer sistematicamente, mas sempre combinado com significado para o leitor, de forma que aprender a ler seja uma atividade real e prazeirosa.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861
Data: 2003


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