Formação docente: um olhar para educação profissonal

DSpace Repository

A- A A+

Formação docente: um olhar para educação profissonal

Show full item record

Title: Formação docente: um olhar para educação profissonal
Author: Rogério, Regina
Abstract: Na última década, a educação tem se tornado foco de teóricos em busca de maior consistência conceitual. Nesse contexto, surge a formação docente tematizando muitos trabalhos de pesquisa. O que se observa, todavia, é que o foco dessas pesquisas está na educação básica e pouco se discute sobre a problemática que envolve a formação do professor para a educação profissional que fica, pois, relegada a um segundo plano. Partindo disso, o presente estudo propõe-se a contribuir para a formação continuada, na perspectiva didático pedagógica dos docentes que atuam na educação profissional. Assim, busca-se fazer um diálogo com autores que se dispuseram a discorrer sobre o tema "formação docente na Educação Profissional" e com professores que atuam nessa modalidade de Ensino. Essa discussão está feita em forma de uma revisão bibliográfica e de entrevista semi-estruturada com professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina que atuam na Educação Profissional. A questão central volta-se para a articulação entre Educação, Ciência e Tecnologia (CTS) com vistas à necessária formação para a cidadania. Discute-se, ainda, o fazer pedagógico na perspectiva da interação dos saberes da área específica, da experiência e pedagógico. Junta-se a isso a discussão sobre a necessidade de uma formação continuada para o estabelecimento do movimento de construção da ação docente. Ao optar-se pela concepção de "movimento" procura-se evidenciar a característica processual do mesmo. Na busca desse movimento, surge, como ponto a ser questionado, a atuação do professor vindo da engenharia. O professor/engenheiro, por sua formação específica, deve buscar uma outra concepção epistemológica para a profissão da docência que vai além dos conhecimentos acadêmicos adquiridos por ele na sua formação. Finalmente, na procura por alternativas para a formação dos professores da Educação Profissional, apontam-se os estudos de CTS como eixo integrador dessa formação. Para isso, as considerações pautam-se em uma visão epistemológica construtiva, buscando superar "a visão de túnel", segundo Pacey (1990), no uso e estudo acerca da tecnologia. Indica-se a necessidade de políticas institucionais voltadas à incorporação do tema à proposta pedagógica da instituição.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84837
Date: 2012-10-20


Files in this item

Files Size Format View
273964.pdf 408.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar