Abstract:
|
Ao analisar o processo de adaptação estratégica implementado em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal, a pesquisa adota uma investigação processual no período de 1979 a 2000, utiliza como ferramenta o modelo de Pettigrew em estudo de caso único, por meio de pesquisa qualitativa, com abordagem longitudinal, histórica e descritiva. Ao longo do período pesquisado, identificam-se quatro momentos de ruptura organizacional, caracterizados em divisões temporais de análise, examinam-se as estratégias institucionais, identificam-se os fatores que direta ou indiretamente intervêm na adaptação promovida pela instituição e analisa-se o impacto da nova LDB no setor de ensino superior em nível nacional e regional. Mediante diagnósticos comparativos construídos a partir de informações obtidas pelos instrumentos de coleta utilizados na pesquisa, descreve-se o processo de adaptação estratégica desenvolvido pela UNEB antes e depois da promulgação da referida Lei. No desenvolvimento do trabalho verifica-se que o período de maior relevância no processo de mudança institucional ocorre entre 1996 e 2000, identificando-se nos instrumentos investigativos elementos culturais perceptíveis de impacto organizacional, como o perfil e o papel desempenhado pelos líderes no gerenciamento do processo de adaptação estratégica e no desempenho institucional. |