Abstract:
|
A Pedagogia Digital trata das práticas educativas que emergem numa sociedade digital cujo cenário de produção, pautado na equação conectar-informar-conhecer, demanda outro suporte educativo. O suporte "e" trata das infra-estruturas de educação e do conhecimento em rede, por meio de produtos e de modelos em tecnologias de informação e comunicação. Neste trabalho, objetiva-se apontar a pedagogia digital na convergência do suporte "e" e consistir uma inteligência de produto em educação digital, a qual se diferencie das práticas pedagógicas de gestão burocrática e pela qual se estabeleçam práticas educativas de gestão do aprender e do conhecer sob demanda. Nesse sentido, e por considerar-se que essa convergência consolida-se no âmbito da produção de negócios inovadores em educação, este trabalho apresenta uma proposta para modelar negócios "e" sob a concepção de demanda, aplicados à educação. A concepção do modelo de logística é fundamentada na componentização de objetos de negócio e nas premissas de demanda, personalização, diversidade de cenários, reutilização, escalabilidade e integração de objetos logísticos. Espera-se com esta proposta contribuir à modelagem de infra-estruturas de suporte "e", focadas na consolidação de negócios que potencializem educação digital. |