Abstract:
|
A presente dissertação é um estudo do fenômeno motivacional frente a um contexto real específico. Este contexto é caracterizado pelo desenvolvimento de um projeto de educação continuada, in company, especificamente uma especialização em gestão da logística empresarial, simultaneamente a uma operação de associação empresarial. Descreve os processos de associação de empresas e demonstra uma de suas principais conseqüências, relacionada à resistência das pessoas e ao choque cultural. Busca discutir os principais componentes do fenômeno motivacional. Destaca a necessidade de entender-se a motivação como um fenômeno complexo, cujas variáveis interagentes requerem uma análise não trivial.Procura trazer subsídios para uma maior compreensão da energia motivacional, abordando as diversas teorias sobre a motivação humana, uma vez que estas discutem o tema sob diferentes aspectos. Cuida também de investigar a necessidade da educação continuada no contexto da sociedade do conhecimento e de fazer entender a aprendizagem como uma atividade contínua ao longo da vida. Destaca a importância do papel estimulador das empresas frente a sua força de trabalho, mediante a oferta de oportunidades de desenvolvimento do potencial das pessoas. Esta pesquisa empírica foi realizada com os participantes do curso de gestão da logística empresarial, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Utiliza metodologia qualitativa para a análise dos dados coletados, permitindo concluir que a associação de empresas afeta a motivação de seus empregados em projetos de educação continuada. |