Tanta coisa guardada: memórias de leituras

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Tanta coisa guardada: memórias de leituras

Mostrar registro completo

Título: Tanta coisa guardada: memórias de leituras
Autor: Sabino, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa se propõe a falar de leitura, na perspectiva daquilo que entende Roger Chartier: como uma prática. Nessa direção, me proponho a investigar práticas de leituras de alunos de 2º ano do Ensino Médio de três escolas de Florianópolis, com o objetivo de colher elementos que possibilitem situar em que momento a escola intervém de modo mais incisivo no processo de formação do leitor. Procuro demonstrar também outros agentes que atuam nesse processo e em que medida o livro é um bem cultural para o aluno. As práticas de leituras são rastreadas por meio da aplicação de um questionário e de entrevista oral, ambos com questões retrospectivas a respeito das histórias de leituras dos alunos. A memória, portanto, é o canal através do qual essas práticas de leituras são trazidas à luz, e é abordada na perspectiva da psicologia social, apoiando-me, entre outros autores, em Ecléa Bosi e Michel Pollak.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84660
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
189970.pdf 355.9Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar