Abstract:
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O tema desta tese é avaliação de ativos intangíveis. Tem-se como objetivo avaliar estes ativos em instituições de ensino superior privado, sendo que buscou-se identificar as metodologias e modelos existentes para este fim. Utilizou-se o método dedutivo, o estudo de caso e ainda a pesquisa descritiva como elementos metodológicos. Apresentaram-se noções e conceitos sobre o tema, tais como informação, conhecimento e capital, além de conceitos sobre contabilidade. Apresentou-se ainda, a natureza destes ativos, seu agrupamento, direcionadores, as leis e normas internacionais. Construiu-se o modelo proposto baseado em quatro quadrantes: humano, processos, estrutural e ambiental, com recomendação de observação destes, sob o foco passado-presente e presente-futuro. Recomendou-se também que fossem avaliados, levando-se em conta duas perspectivas: interna e externa. As conclusões apontaram que algumas metodologias e modelos internacionais são falhas pelo fato de basearem-se em duas premissas falsas: que o valor contábil reflete o valor econômico da empresa e que o valor de mercado esteja correto. Constatou-se que o ponto fundamental em processos de avaliação de empresas é o da avaliação do ativos intangíveis. Concluiu-se que o modelo é aplicável e também que a pesquisa é original, não trivial e que apresenta uma contribuição para a ciência. |