Abstract:
|
Com o advento da popularização da Internet, pode-se notar um relativo crescimento da mesma. Levando-se em consideração a necessidade do homem moderno pelo aprendizado rápido e sob demanda, tem-se, em conseqüência, o desenvolvimento de tecnologias voltadas a Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ambientes os quais funcionam através da Internet, assim possuindo a capacidade de disponibilizar um ensino que atinja as expectativas da maioria das pessoas. O uso de ferramentas modernas de avaliação, que se utilizem de recursos tecnológicos mais atrativos, pode vir a melhorar o aproveitamento dos alunos envolvidos na utilização de ferramentas de ensino a distância. O objetivo principal desta pesquisa é viabilizar um modelo computacional capaz de mesclar os conceitos de Objetos de Aprendizado, Aprendizado sob Demanda e Avaliações Modernas em uma ferramenta que possibilite a criação de avaliações dinâmicas voltadas à Internet. A proposta desta pesquisa vai além de possibilitar a criação desta ferramenta, pois também possui a intenção de tornar o sistema simples e intuitivo. Sendo assim, qualquer professor, mesmo não conhecendo a fundo o sistema, poderá operá-lo. E ao aluno, possibilitará a vantagem de substituir os modelos textuais de avaliação por ambientes gráficos. A fundamentação teórica está focada em dois aspectos principais: o estudo de Objetos de Aprendizado, que podem ser considerados a base para o aprendizado em sistemas de ensino a distância baseados na Web; e também o estudo de Modelos de Avaliação aplicados a estes sistemas. |