Análise dos fatores motivacionais no trabalho segundo Herzberg e da eficiência do atendimento ao cidadão: estudo de caso da Divisão de Fiscalização de Obras e Posturas do município de Joinville

DSpace Repository

A- A A+

Análise dos fatores motivacionais no trabalho segundo Herzberg e da eficiência do atendimento ao cidadão: estudo de caso da Divisão de Fiscalização de Obras e Posturas do município de Joinville

Show full item record

Title: Análise dos fatores motivacionais no trabalho segundo Herzberg e da eficiência do atendimento ao cidadão: estudo de caso da Divisão de Fiscalização de Obras e Posturas do município de Joinville
Author: Valdez, Maria Raquel Kormann
Abstract: O presente estudo tem como objetivo avaliar a relação existente entre os níveis de satisfação e motivação dos servidores e o nível de satisfação dos usuários, quanto à qualidade dos serviços prestados pela Divisão de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana do Município de Joinville/ SC. Trata-se de um estudo de caso, e como ferramenta de pesquisa para coleta de dados, adotou-se a aplicação de questionários com variáveis qualitativas aos servidores e aos usuários da Divisão. Os resultados obtidos foram apresentados sob a forma descritiva e de gráficos com base computacional. Observa-se pela análise destes resultados, que embora os servidores encontrem-se insatisfeitos e desmotivados em relação às suas condições de trabalho, estes apresentam um alto nível de comprometimento quanto em auxiliar na modernização do processo produtivo, demonstrado através de sugestões e considerações para obter a melhoria da qualidade da execução de suas tarefas. No que tange a qualidade do atendimento prestado, pela percepção dos usuários, estes encontram-se satisfeitos. Constatando-se assim, que a qualidade dos serviços prestados não está diretamente relacionada com a insatisfação e desmotivação dos servidores. Entretanto, faz-se necessário à reestruturação e o desenvolvimento de um plano estratégico para melhoria dos processos de produção, aliada a necessidade do desenvolvimento dos recursos humanos promovendo a motivação destes servidores, elevando com isso, cada vez mais a qualidade final dos serviços públicos prestados a população.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84530
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
222467.pdf 311.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar