Abstract:
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Esta pesquisa consiste em um estudo de caso, realizado no Instituto Estadual de Educação (IEE), localizado em Florianópolis - SC. Apresenta como objetivo geral verificar a percepção dos professores do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) daquela escola sobre a influência da infra-estrutura (prédio, instalações, equipamentos e serviços) no desempenho discente. Como objetivos específicos, identificou-se e analisou-se os componentes da infra-estrutura no IEE, assim como a percepção dos seus professores do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) sobre a importância de cada componente da infra-estrutura no desempenho dos alunos. Foram, ainda, estabelecidas as relações existentes entre os componentes da infra-estrutura e o desempenho discente. Os dados primários foram coletados por meio de questionários com perguntas fechadas, aplicados em uma amostra não probabilística por conveniência. De modo complementar, foram realizadas entrevistas guiadas junto à Coordenação Pedagógica do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e a Direção Administrativa do IEE. Este estudo se caracteriza por ser descritivo, com uma abordagem predominantemente quantitativa, tanto na coleta dos dados como no tratamento dos mesmos. Realizou-se, ainda, uma pesquisa bibliográfica. O objetivo da pesquisa foi alcançado, tendo sido possível identificar os itens da infra-estrutura que mais influenciam o desempenho discente, conforme percepção dos professores pesquisados |