Abstract:
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A pesquisa que subsidiou a escritura desta tese é direcionada à análise das políticas públicas educacionais voltadas à formação de professores para utilizar as tecnologias de informação e de comunicação no ensino fundamental e médio, particularmente o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e seu desdobramento no Estado de Santa Catarina. Nesta perspectiva realizamos um mapeamento descritivo e procedemos a uma análise qualitativa da situação atual da formação de professores para atuar com informática na educação. A pesquisa está ancorada na formação continuada de professores, realizada em serviço, a partir das diretrizes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). O estudo tem seu eixo norteador na concepção de informática na educação presente nesta política, na proposta tecnológica e pedagógica do Programa, na formação oferecida aos multiplicadores, assim como no trabalho de capacitação desenvolvido por estes multiplicadores junto aos Núcleos de Tecnologia Educativa (NTE) no Estado de Santa Catarina. Focalizamos e apreendemos as contradições inerentes a um processo caracterizado pelos avanços, recuos, conquistas, disputas e aprendizagens advindos das tentativas, erros e acertos na implementação de uma política pública. Entre os resultados da pesquisa apontamos subsídios para a formulação de propostas de capacitação de professores para o uso de tecnologias de informação e de comunicação na educação . |