Abstract:
|
Este estudo tem como objetivo investigar como professores de inglês utilizam a Internet em sua prática pedagógica levando em consideração sua abordagem de ensino, o design das tarefas e sua relação com os recursos e capacidades da Rede, os procedimentos pedagógicos e o papel do professor e alunos durante estas atividades. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários auto-aplicados, perguntas exploratórias e observações de aulas. O estudo revela que a Internet está sendo utilizada principalmente como uma fonte de dados/informações através da qual os professores propõem tarefas de pesquisa e obtêm tarefas prontas para suplementar sua prática pedagógica. Foi possível perceber a ocorrência dos seguintes tipos de tarefas baseadas na Internet na prática dos professores-informantes: (1) tarefas de pesquisa, (2) tarefas prontas na Rede, (3) tarefas interpessoais assíncronas via Rede e, (4) tarefas baseadas em textos retirados da Internet. Embora a maior parte das tarefas baseadas na Rede revelou uma abordagem comunicativa, muitas atividades mostraram-se não comprometidas com uma aprendizagem mais autônoma, significativa e crítica. |