Abstract:
|
A Cédula de Produto Rural (CPR), surgiu em 1.994, lançada pelo Banco do Brasil S.A permitindo aos produtores rurais a venda a termo de sua produção, recebendo no ato o valor da venda e assumindo o compromisso de entregar o produto vendido, na quantidade, qualidade, local e data estabelecida no contrato. Embora surgida como alternativa de financiamento, a CPR pode ser utilizada com as funções de garantia de uma dada rentabilidade ao fixar receitas e custos e hedging de venda, tornando-se uma proteção contra variações de preços. O objetivo deste trabalho foi compreender e explicar a dinâmica da CPR. Buscou-se, ainda, sua avaliação enquanto instrumento de financiamento agro-pecuário e hedging de preços. No primeiro caso avaliou-se a evolução da emissão de CPR, utilizando-se dados fornecidos pelo Banco do Brasil S.A. Comparou-se, ainda, o custo financeiro da CPR para o produtor com o custo financeiro de taxas de capital de giro. Os dados analisados mostraram que, em 80% dos casos o custo de financiamento com CPR foi menor. Com relação ao hedging, atualizou-se os preços das Cédulas de Produto Rural, avalizadas pelo Banco do Brasil S.a, na Região de Ponta Grossa (PR), no período de 1996 a 2001 e comparou-os ao preço de venda do produto físico no vencimento dos contratos. Nesta análise observou-se que 31,10% das Cédulas apresentaram hedging de preços. |