Identidade empreendedora de mulheres no Paraná

DSpace Repository

A- A A+

Identidade empreendedora de mulheres no Paraná

Show full item record

Title: Identidade empreendedora de mulheres no Paraná
Author: Machado, Hilka Vier
Abstract: A criação de pequenos negócios por mulheres está sendo importante econômica e socialmente para muitos países. No Brasil elas respondem por 25% das pequenas empresas e no Paraná, Estado onde este estudo foi realizado, elas representam aproximadamente o mesmo percentual. Ao estudos desenvolvidos sobre empreendedoras focalizam principalmente o perfil, em termos de características genéricas, as dificuldades que elas encontram, como também as características de seu modo de gestão. Este estudo apresenta uma abordagem do estudo de empreendedoras baseada na identidade, como uma forma explicativa do comportamento e da estruturação da ação empreendedora. O objetivo desta pesquisa é o de compreender a criação e o desenvolvimento de empreses por mulheres, a partir do auto conceito empreendedor. Como recomendam os estudos sobre Identidade este estudo tem um caráter qualitativo, baseado no método de estudo de caso. Dez casos foram selecionados em 5 cidades do Estado do Paraná e da análise destes resultou um modelo de identidade empreendedora. A formação do auto conceito esteve diretamente ligada à estruturação da ação empreendedora para os casos em análise. Nesse sentido ao resultados apresentados configuram- se como hipóteses ligadas à ação empreendedora por parte de mulheres.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84447
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
183290.pdf 3.198Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar