Abstract:
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O transporte público urbano de passageiros é uma necessidade da sociedade das cidades. Nos países em desenvolvimento, a proporção da população que vive em cidades é da ordem de oitenta por cento da população total. O ônibus ocupa um lugar preponderante neste serviço, pelo fato de utilizar o sistema viário sem requerer espaço exclusivo como outros meios de transporte. A concepção do ônibus foi desenvolvida há um século atrás, e os paradigmas tecnológicos que o sustentam permanecem intactos desde sua aparição. Este trabalho apresenta uma análise dos desequilíbrios que o ônibus provoca no entorno atual das cidades e apresenta uma nova concepção que os resolve utilizando tecnologias atuais. A análise do sistema atual se baseia no critério da procura dos impactos negativos que o ônibus apresenta, a partir de uma visão de equilíbrio ambiental social econômico. Estes impactos, apresentados na linguagem das funções do serviço que os veículos devem prestar, permitiram inferir novas concepções propostas. O nova concepção apresenta a utilização do conceito de modularidade por capacidade de carga, como método de solução tanto às mudanças na capacidade quanto à viabilidade econômica de fabricação e operação. |