Abstract:
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Pensar o uso das tecnologias e redes informacionais e seus reflexos, por meio de cursos de qualificação continuada a distância, sobre a força de trabalho, constitui-se apenas numa das mais pertinentes formas para proceder à análise e identificação, subsidiadas por diferentes construtos teóricos, das mudanças que vêm se configurando nas chamadas sociedades da informação e do conhecimento. Para tanto, foi definida, neste estudo, como objetivo geral, a análise das implicações do uso da tecnologia e redes informacionais, partindo da apreensão das especificidades e relevância do processo de qualificação continuada a distância, para o desenvolvimento dos profissionais e organizações no Brasil. De natureza descritiva, a presente investigação ancora-se numa abordagem metodológica multimétodos, explorando aspectos quantitativos e qualitativos cotejados dos questionários, com questões abertas e fechadas, aplicados aos profissionais participantes dos cursos, em análise. Os dados foram tratados pela técnica de Análise de Conteúdo e pelo Statistical Package for Social Science -SPSS, que permitiram a construção de uma modalidade multimétodo de avaliação de cursos de capacitação continuada a distância, cujos resultados de sua operacionalização, não só apontaram indicadores de avaliação do e-learning corporativo como mostraram algumas das mais importantes implicações do uso das tecnologias e redes informacionais por meio dos de cursos de capacitação continuada a distância, bem como seus desdobramentos, no que se refere à significação desse processo para o desenvolvimento da força de trabalho e das organizações no Brasil. |