Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo analisar como está sendo encaminhada a Proposta Educativa da Casa Familiar Rural em Santa Catarina que, num sistema de parcerias entre o Estado, representado pelas prefeituras municipais e alguns de seus órgãos, e a sociedade civil organizada através de associações, oferece educação aos jovens acima de 14 anos que vivem e trabalham no meio rural. Essa proposta é coordenada pela ARCAFAR, uma organização não governamental que faz a mediação na relação Estado e sociedade civil para a implementação dessa proposta. A proposta educativa da Casa Familiar Rural, que tem sua origem na França, baseia-se na "Pedagogia da Alternância", em que se alternam os períodos entre educação e trabalho, ou seja, entre o período de permanência do jovem na instituição educativa, a Casa Familiar Rural, e a permanência na propriedade agrícola contribuindo no trabalho familiar. Outra marca fundamental dessa proposta educativa e que é relevante neste trabalho é quanto a organização da sociedade civil através das associações, onde as famílias se reúnem para o gerenciamento tanto pedagógico quanto administrativo dessa proposta. Portanto, apreender o contexto histórico, social e político em que o Projeto Casa Familiar Rural vem se efetivando no meio rural de Santa Catarina torna-se algo de suma importância, principalmente ao analisar-se a atuação dos sujeitos envolvidos na constituição e implementação de uma proposta educativa como essa, com características tão próprias e que tem origem em uma realidade social totalmente distinta da nossa. |