Abstract:
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Este trabalho desenvolve um estudo sobre a sistematização das informações na cadeia logística por meio do SCM - Supply Chain Management, abrangendo os seus respectivos critérios de configuração e dimensionamento, processos de negócios e componentes de gerenciamento. O estudo foca os processos e as relações existentes entre os diversos agentes de uma cadeia logística e as respectivas informações de suporte à integração horizontal e vertical, pressupostos da cadeia de valor de Porter. A tecnologia da informação tendo como base o pensamento estratégico e a sistematização das informações, direciona a construção da vantagem competitiva através da gestão dos elos entre os agentes da cadeia de suprimentos e distribuição. O trabalho inicia-se com a revisão de literatura, destacando a contribuição do das escolas do pensamento estratégico com objetivo de relacionar o SCM e seus componentes com a escola do posicionamento de Porter que abrange os conceitos de vantagem competitiva, cadeia de valor, integração vertical e horizontal, ou seja, intra e inter-organizações. Também apresenta-se a relação entre as definições da logística integrada com o SCM , finalizando com a abordagem da gestão das informações nos níveis táticos, gerencial e estratégico, sendo sistematizadas no âmbito global ou local. Foi realizada uma pesquisa caracterizada como descritiva de abordagem qualitativa, que se desenvolveu através de estudos de casos em duas empresas da região metropolitana de Curitiba, realizados através de entrevistas semi-estruturadas junto à gerentes. O objetivo principal foi a leitura da realidade envolvendo o pensamento estratégico e a sistematização das informações de suporte na cadeia de suprimento e distribuição das empresas. Conclui-se apresentando-se as colocações e visões dos entrevistados e propondo-se algumas recomendações para estudos futuros de aprofundamento envolvendo outras abordagens inerentes ao tema. |