Proposição de práticas para a apropriação das recomendações da ISO 14000 no desenvolvimento de produtos: estudo de caso no curso de desenho industrial

DSpace Repository

A- A A+

Proposição de práticas para a apropriação das recomendações da ISO 14000 no desenvolvimento de produtos: estudo de caso no curso de desenho industrial

Show full item record

Title: Proposição de práticas para a apropriação das recomendações da ISO 14000 no desenvolvimento de produtos: estudo de caso no curso de desenho industrial
Author: Mattana, Simone Reali Koenig
Abstract: Pesquisa que parte do pressuposto de que é extensa a possibilidade de atuação do designer, tanto na fase de projeto quanto na fase de produção de bens industriais, se não apenas pela questão ética, a aplicação de condicionantes ambientais agrega valor ao produto se adequando a um novo e exigente consumidor. Foram analisadas as concepções e estruturas das faculdades de Design abordadas no texto, dando ênfase a disciplina de Metodologia Projetual do curso de Desenho Industrial da PUC-PR, onde aplicou-se experimentalmente um programa de aprendizagem comprometido com o ecodesign. Na pesquisa são apresentadas as relações dos produtos e processos produtivos com os principais problemas ambientais atuais, bem como um panorama das atuações ou posicionamentos dos governos, empresários e consumidores em relação ao meio ambiente. A pesquisa foi pautada por uma abordagem que privilegia a ética e a educação como forma de conscientizar as futuras gerações. As conclusões foram efetivadas à partir de entrevistas junto a docentes do curso de Desenho Industrial e pretendem demonstrar seu o comprometimento com o ensino e a aprendizagem do ecodesign e sua relação com a redução de impactos ambientais.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84391
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
PEPS3205-D.pdf 17.23Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar