Title:
|
Laboratório de design: o designer e o mercado de trabalho na era do consumidor |
Author:
|
Schirigatti, Elisangela Lobo
|
Abstract:
|
O ensino superior tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoramento da sociedade, formando cidadãos responsáveis, munidos de massa crítica e saber. Além desta, também possui o importante papel de graduar profissionais capacitados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O laboratório de design pode complementar o papel da nova educação superior ajudando na formação do perfil profissional dos egressos, melhor preparando-os para esta realidade competitiva. Baseando-se neste contexto, a dissertação propõe esclarecer as necessidades atuais do perfil profissional do designer perante o mercado de trabalho. A atualidade é interpretada aqui como o momento vivenciador de uma era cujas características estão estruturadas no consumidor. Palavra chave que dita as mudanças e recebe uma atenção especial do mundo empresarial desde o final do século XX. A pesquisa é realizada com designers atuantes em Curitiba, onde as dados coletados deste ambiente externo visam esclarecer as principais dificuldades enfrentadas durante o exercer da profissão. As informações são transformadas em elementos que ajudarão a compor uma proposta de ensino integrando prática e teoria. Esta proposta é elaborada a fim de contribuir na formação do profissional em design durante o ensino superior orientando a atuação dos envolvidos neste processo. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84382
|
Date:
|
2002 |