Aplicação de instrumentos estatísticos no levantamento da dados estratégicos para gestão de marketing e imagem empresarial

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação de instrumentos estatísticos no levantamento da dados estratégicos para gestão de marketing e imagem empresarial

Show full item record

Title: Aplicação de instrumentos estatísticos no levantamento da dados estratégicos para gestão de marketing e imagem empresarial
Author: Ferroli, Régis Heitor
Abstract: A idéia central defendida nesta dissertação é que, assim como as pessoas, as empresas também possuem uma imagem perante a opinião pública e o sucesso empresarial é significativamente afetado por essa variável. Dessa forma, mesmo para aquelas empresas que ignoram este fato, a imagem existe e pode trazer oportunidades ou ameaças, dependendo da forma como uma companhia irá atuar. Surge então a intenção de organizar uma metodologia capaz de aplicar instrumentos estatísticos para o levantamento de dados estratégicos que estejam relacionados às áreas de marketing e planejamento e que possibilite uma gestão eficiente em mercados cada vez mais competitivos. Para isso, alguns fatores são fundamentais, como a estética, a comunicação eficaz, a fidelidade e a relação de custo-benefício apresentada pelas empresas. A busca pelo conhecimento e otimização desses fatores permite não somente às organizações conhecerem suas reais posições na preferência dos consumidores, como também a médio e a longo prazos fortalecer suas imagens atuando como fator de diferenciação diante da concorrência. Assim, esta pesquisa procurou através de um estudo de caso, levantar dados estratégicos de quatro organizações de um mesmo setor, confrontando aspectos teóricos abordados no início da pesquisa com a prática vista em tais empresas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84362
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
190960.pdf 887.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar