Abstract:
|
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um modelo para adequação de um Sistema de Administração da Produção à estratégia organizacional. Esse tema tem relevante importância no atual contexto, pois com o acirramento da concorrência internacional e a globalização da economia, o padrão de acumulação de capital entrou em crise devido a fatores como a saturação do mercado de bens duráveis, a perda de poder aquisitivo, a instalação de grandes multinacionais no Brasil, a substituição de produtos importados por produtos nacionais, a entrada de novos países produtores e a formação de blocos regionais. Assim, as organizações começam a buscar novos padrões e filosofias de gestão, para fazer frente a estes desafios de competitividade, através dos quais as empresas podem sobreviver. O modelo desenvolvido foi aplicado em uma empresa de manufatura do setor metal-mecânico. Durante a aplicação, através do estabelecimento de Fatores Críticos de Sucesso da Manufatura, desdobrados a partir dos Objetivos Estratégicos da Manufatura, foi possível a escolha da composição do Sistema de Administração da Produção mais adequado à estratégia da organização. O resultado esperado para a organização após a aplicação do Modelo, é uma correta orientação e conexão entre as expectativas e necessidades do mercado e as ações gerenciais internas para garantir a posição competitiva desejada. |