Desenvolvimento de um ambiente hipermídia para o ensino dos poliedros de Platão, regulares e convexos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de um ambiente hipermídia para o ensino dos poliedros de Platão, regulares e convexos

Mostrar registro completo

Título: Desenvolvimento de um ambiente hipermídia para o ensino dos poliedros de Platão, regulares e convexos
Autor: Cecatto, Carlos Alberto
Resumo: Alguns conteúdos de Matemática, mais especificamente os de Geometria, com o passar do tempo, com as reformas educacionais, foram abandonados dos programas de ensino. Este abandono é motivado, principalmente, pela falta de preparo dos profissionais. A proposta do software "GEOMETRANDO - Caminhando no tempo com a Geometria", é apresentada como uma possibilidade de resgatar, via ensino auxiliado pelo computador, o ensino de geometria. O ensino de geometria, é parte fundamental no processo de aprendizagem, dadas as características particulares para a formação do raciocínio, da imaginação e das relações espaciais do indivíduo. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do ambiente hipermídia para o ensino da geometria espacial - módulo poliedros de Platão, utilizando como metáfora a história da arte, onde o usuário, através de um passeio no tempo, vai interagir com telas que possuem obras de grandes pintores como Salvador Dali, Juan Miró, Carlo Carrà, Maurits C. Escher, entre outros, favorecendo a aprendizagem da geometria. Apresentar um ambiente de ensino, auxiliado pelo computador, onde o usuário possa interagir com os objetos, ampliar, rotacionar, explodir os objetos para ver suas partes, torna-se o grande diferencial desta proposta.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84307
Data: 2002


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEPS2238-D.pdf 1.165Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar