Abstract:
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Este estudo foi realizado em uma Unidade de Internação Pediátrica de um Hospital Geral do Estado de Santa Catarina, cuja coleta de dados foi realizada no período de novembro a dezembro de 2001, com o objetivo de construir possibilidades de cuidado ao cuidador a partir da compreensão dos significados da morte e do morrer para a equipe de saúde no cotidiano da hospitalização infantil. Para fundamentar esta prática de cuidar-pesquisar foi elaborado um marco a partir do Interacionismo Simbólico. Adotou-se como metodologia o processo de cuidar e a análise reflexiva dos dados encontrados. O processo de cuidar foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: conhecendo o cotidiano da equipe de saúde; definindo a situação; construindo e avaliando o cuidado. Este estudo evidenciou a dificuldade dos profissionais da saúde em lidar com a morte e o morrer da criança, sendo atribuído a estes, significados de tristeza, inconformismo, revolta entre outros. Isto demonstrou que os significados geram sentimentos e os sentimentos geram significados. Por estas dificuldades comuns ao cotidiano da hospitalização infantil, enfatiza-se a necessidade do profissional ser cuidado e se cuidar na busca de uma convivência saudável no cotidiano de trabalho. Para isto, apontaram como caminhos possíveis: cursos de reciclagem para discussão temática, vivências em grupo, aproximar-se dos colegas nos momentos de morte na unidade. |