Abstract:
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O objetivo deste trabalho é avaliar os impactos dos processos de comunicação interna no clima organizacional do Centro Universitário Newton Paiva, instituição em fase de significativas mudanças internas propiciadas pelo macro-ambiente educacional brasileiro. Trata-se de um estudo de caso, em que foram envolvidos como sujeitos os gestores acadêmicos e administrativos. A análise de dados identificou a percepção que as lideranças têm da organização no que concerne à missão, valores, objetivos e metas institucionais, além de verificar os efeitos dos atos comunicativos no nível de satisfação interna, a partir de critérios como envolvimento e participação nos processos decisórios, acesso ao fluxo de informações, distribuição, compartilhamento e feedback das informações e abertura ao diálogo. Evidenciou-se a força do discurso, sobretudo dos dirigentes, na constituição do universo simbólico e da consciência coletiva. O estudo permitiu identificar aspectos positivos e negativos que podem vir a interferir na melhoria do ambiente de trabalho. Verifica-se, por fim, a necessidade de se estabelecer um planejamento estratégico entre as áreas de Comunicação e Recursos Humanos para desenvolver um processo comunicativo sinérgico que produza efeitos positivos no clima psicológico. |