Abstract:
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O ambiente dos mercados do mundo é, atualmente, caracterizado por ser mutante, turbulento, de demanda imprevisível. Nesse contexto, indústrias vêm utilizando a logística como maneira de alcançar vantagem competitiva. A estratégia logística de postponement é uma das formas das empresas adquirirem agilidade e flexibilidade em suas cadeias de suprimentos. Ela baseia-se no retardo do movimento ou da formulação final de produtos até que se tenha informação da demanda e visa a reduzir custos com perdas e manutenção de estoques. Neste trabalho faz-se estudo do postponement aplicado por uma grande empresa catarinense de malharia e confecção. Dentre as duas possibilidades mais genéricas de retardo - de movimento e de forma - a empresa utiliza a de forma, diferenciando seus produtos em uma das fábricas em Blumenau, SC. O problema central é a averiguação do porquê a empresa apresenta perdas na utilização do postponement. Os resultados, obtidos através de levantamento de dados, entrevistas, aplicação de questionário e observação direta, na própria empresa, parecem vincular-se à dinâmica organizacional - há pouca integração intra-departamental e as relações internas são mais competitivas do que colaborativas, cultura que se estende até a relação com outros integrantes da cadeia de suprimentos. Aborda-se ainda a dificuldade de estabelecimento de critérios para inclusão de produtos no estoque de semi-elaborados, destinado a artigos que sofrem retardo de forma. Sugere-se, para isso, a aplicação do modelo da Análise de Perfil, de Pagh e Cooper (1998), com a execução de dois exemplos práticos. |