Estudo do desempenho acadêmico nos cursos de graduação dos Centros de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá: período 1995 - 2000
Mostrar registro completo
Título:
|
Estudo do desempenho acadêmico nos cursos de graduação dos Centros de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá: período 1995 - 2000 |
Autor:
|
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira
|
Resumo:
|
O presente trabalho apresenta como resultado um Diagnóstico dos Cursos de Graduação afetos ao Centro de Ciências Exatas e das Engenharias da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de um estudo do desempenho acadêmico dos 1.025 alunos ingressantes, via vestibular, no ano de 1995 nos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Processamento de Dados, Computação (CTC), Matemática, Física e Química (CCE ). Para tanto, foram coletados dados a partir do histórico escolar de cada aluno, fornecido pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) e pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) desta Instituição. A partir desses dados, determinou-se o perfil do aluno, a intensidade de evasão e as disciplinas que apresentam alto índice de reprovação, impedindo a evolução normal do aluno na grade curricular, identificando àquelas que foram cursadas diversas vezes pelo aluno até lograr aprovação, denominadas de "pontos de acumulação ou represamento". O principal foco desse estudo é conhecer a realidade que envolveu a formação dos ingressantes de 1995, nos cursos de Ciências Exatas e das Engenharias, para possibilitar melhores condições de estudos aos demais acadêmicos da UEM. Essas informações servirão de subsídios concretos e eficientes aos Colegiados de Cursos e Departamentos, para que possam realizar mudanças necessárias a fim de melhor adequarem os cursos à realidade de mercado e às expectativas de seus acadêmicos. Além disso, o trabalho pode servir de ponto de partida ou apoio à outras investigações dentro da mesma preocupação, melhor compreendendo o fenômeno da evasão e repetência no terceiro grau e com isso propiciando soluções mais adequadas e aumentando a eficiência e qualidade do ensino superior na melhoria da produtividade |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84196
|
Data:
|
2002 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo