Title:
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Uma análise estatística dos estágios supervisionados: o caso da UNIFOR |
Author:
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Silva, Ana Maria Cardoso da
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Abstract:
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O estágio supervisionado é ressaltado como fundamental por todos que escreveram sobre o assunto. Representa uma etapa importante na formação profissional dos estudantes, uma vez que propicia os primeiros contatos com a prática profissional dos conhecimentos teóricos repassados na universidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento do estágio supervisionado dos alunos dos cursos das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica da Universidade de Fortaleza. A metodologia constou de uma pesquisa exploratória junto aos corpos docente e discente e aplicação de questionários junto aos alunos que cursaram a disciplina aqui tratada e as empresas. A análise dos questionários foi efetuada com auxílio das estatísticas paramétricas e não-paramétricas visando analisar o processo ensino / aprendizagem. Destacaram-se as seguintes conclusões e recomendações: Conclusões: 1) o estágio supervisionado contribui para a formação acadêmica dos profissionais e que as empresas também contribuem no processo educacional e que existe uma elevada relação entre a teoria e a prática; 2) o embasamento teórico e o desempenho dos estagiários na empresa tem correspondido as expectativas; 3) no julgamento das empresas a formação acadêmica dos estagiários está adequada; 4) no julgamento dos alunos o que eles aprenderam durante o estágio, apesar de muito importante não constitui inovação em relação ao aprendizado nos cursos. O mais relevante é praticar o que lhes tem sido fornecido tecnicamente em sala de aula; 5) as empresas em sua grande maioria fazem o possível para direcionar o estagiário para sua área profissional. Recomendações: 1) é importante uma reflexão sobre a forma atual de julgamento dos estagiários; 2) melhor acompanhamento do aluno estagiário promovendo ajustes necessários observados no trabalho; 3) o estágio supervisionado deveria ser cursado antes do último semestre, visto que o acadêmico não volta mais à universidade para transmitir suas experiências, pontos positivos e negativos do estágio, dificultando um "feed-back" para a universidade; 4) promover novas pesquisas de modo a conhecer e avaliar melhor a importância das atividades desenvolvidas pelos alunos nas empresas; 5) que os projetos pedagógicos sejam sempre atualizados para atender as necessidades do mercado. |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84139
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Date:
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2002 |