Abstract:
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A Gestão do Conhecimento consiste no gerenciamento do capital intelectual como recurso organizacional valioso e que deve ser administrado como tal. Este estudo analisou os processos de compartilhamento do conhecimento em uma unidade de tecnologia da informação de uma empresa de economia mista, a SANEPAR. O trabalho, empregando conceituação teórica e pesquisa qualitativa com os envolvidos na referida unidade, comprovou que as pessoas possuidoras do conhecimento tendem a não compartilhá-los com as outras de maneira eficiente. De fato, mais de 95% dos funcionários pesquisados acreditam que a empresa não os estimula a trocar experiências, e mais de 80% estão insatisfeitos com o grau de compartilhamento. Os principais motivos para a troca de experiências apontados foram a satisfação pessoal, o crescimento pessoal e a atualização dos colegas (69% das respostas), enquanto atender aos objetivos da empresa restringiu-se a 18%. Os meios de transmissão apontados são principalmente eletrônicos (correio eletrônico, internet e intranet somam 56,45% das respostas), enquanto reuniões, congressos e videoconferências respondem por apenas 37,18%, o que é característico da área de tecnologia da informação. Recomenda-se, que além das tecnologias existentes, as organizações adotem meios não estruturados de compartilhamento do conhecimento, como conversas informais, trabalho em equipe, rodízio de áreas etc. |