Panorama do uso do computador no ensino de projeto arquitetônico e na disciplina de informática aplicada à arquitetura: estudo de caso das escolas de arquitetura brasileiras

DSpace Repository

A- A A+

Panorama do uso do computador no ensino de projeto arquitetônico e na disciplina de informática aplicada à arquitetura: estudo de caso das escolas de arquitetura brasileiras

Show full item record

Title: Panorama do uso do computador no ensino de projeto arquitetônico e na disciplina de informática aplicada à arquitetura: estudo de caso das escolas de arquitetura brasileiras
Author: Pupo, Regiane Trevisan
Abstract: Na maioria das faculdades brasileiras, todas as vantagens que a utilização do computador no ensino de arquitetura proporciona, referem-se, basicamente, à representação do projeto, e não à parâmetros de concepção propriamente ditos. Esta pesquisa identifica como está acontecendo a utilização desta tecnologia nas disciplinas de projeto e de informática aplicada, no contexto das universidades brasileiras. Objetiva conhecer as metodologias de ensino, classificar os softwares mais utilizados, verificar a integração das disciplinas com as demais da grade curricular, pesquisar opiniões sobre a criatividade e o computador, assim como o grau de satisfação dos professores com os resultados de suas disciplinas. Por fim, esta pesquisa identifica a carência de metodologias de ensino adequadas e de softwares específicos para projeto arquitetônico. A pesquisa confirma a integração das duas disciplinas com as demais da grade curricular e constata que os professores não consideram o computador como limitador da criatividade. Indica, ainda, que há uma certa insatisfação quanto ao uso do computador como ferramenta projetual.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84050
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
188109.pdf 1.901Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar