O cuidado no processo do ser e do viver de uma equipe do Programa de Saúde da Família

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O cuidado no processo do ser e do viver de uma equipe do Programa de Saúde da Família

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Título: O cuidado no processo do ser e do viver de uma equipe do Programa de Saúde da Família
Autor: Assunção, Rosane
Resumo: A experiência ao trabalhar como enfermeira em uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) que convive com tantos problemas, motivou-me a oportunizar um cuidado aos seus integrantes. Trata-se de um estudo que tem como objetivo desenvolver um processo de cuidado com a equipe do Programa de Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde do município de Florianópolis, criando um espaço para reflexão acerca do processo de Ser e Viver e das práticas de cuidado à saúde da comunidade em que atuam. A proposta teórica do Cuidado Transdimensional, com seus padrões de significado e padrões estéticos, foi o guia teórico-metodológico. É uma proposta que emerge enquanto referencial catalisador de reflexão, consciêntização-ação-transformação, que possibilitou a equipe trilhar um encontro com seu ser, através da harmonia do corpo e da mente. Foi efetuada a combinação de um survey exploratório descritivo e o processo de cuidado. O survey objetivou caracterizar a Unidade Básica, seus trabalhadores e a equipe do PSF em foco, suas condições de trabalho, as condições sócio econômicas, saúde e lazer, bem como a situação familiar. Serviu como base para realizar o processo de cuidado desenvolvido a partir de oito oficinas com cinco etapas: relaxamento, as vivências que iniciavam os diálogos, criação de um espaço reflexivo, síntese dos problemas encontrados e suas negociações e avaliações. Verificou-se que o processo de vida dessa equipe é permeado de profundas diferenças no que se refere à realidade econômica entre os profissionais e os agentes de saúde. Outros agravantes são as deficiências de certos equipamentos, número reduzido de equipes e a falta de aceitação por parte de algumas pessoas da comunidade com relação à presença dos agentes nos domicílios, entre outros. Nos encontros, a equipe era oportunizada a refletir. Entre os participantes, a relação amiga esteve sempre presente, evidenciando uma aproximação entre seus pares, apesar das histórias e vidas marcadas por grandes desigualdades. Assim, houve mudanças no ato de pensar e de agir do grupo, possibilitando uma transformação voltada para o cuidado de si e do outro. O processo de cuidado desenvolvido criou condições no sentido de possibilitar melhorias no cuidado desenvolvido pela equipe, criando-se condições para aperfeiçoar as práticas de saúde à comunidade.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84039
Data: 2002


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