Abstract:
|
O estudo aborda a relação entre opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações em uma média empresa industrial contribuindo para a compreensão do processo evolutivo das organizações. O ciclo de vida é abordado na perspectiva da administração estratégica de configuração. As aptidões dominantes e as opções estratégicas são estudadas pelas abordagens cognitiva e de aprendizado. O levantamento dos dados é realizado através de três questionários. O primeiro, para o levantamento do estágio de vida da empresa, é baseado na obra de Adizes (1998). O segundo, para o levantamento da opção estratégica, é fundamentado na obra de Miles e Snow (1978) mediante o paradigma da análise restringida para a escolha estratégica. O terceiro extraído da obra de Miranda (1997) é utilizado para o levantamento das aptidões dominantes. Por meio de análises indutivas e da estatística descritiva é verificado se as aptidões dominantes dos entrevistados correspondem a suas opções estratégicas. A relação entre opção estratégica e estágio no ciclo de vida das organizações evidencia aspectos interessantes como a influência do estágio que a empresa apresenta um maior número de características na opção estratégica. A relação entre o estágio de vida e as aptidões dominantes mostra que é preciso desenvolver e gerenciar equipes com diferentes aptidões para a solução dos problemas estratégicos, o que permitirá a transição entre os estágios do ciclo de vida através de uma gestão estratégica cognitiva e de aprendizado. |