Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG

DSpace Repository

A- A A+

Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG

Show full item record

Title: Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG
Author: Barbosa, Maria Lúcia Marangon
Abstract: A informática na educação significa a inserção do computador no processo de aprendizagem. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, reforçando o processo instrucionista, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem. Este trabalho busca investigar como estão sendo utilizadas as centrais de informática instaladas nas escolas estaduais da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá-MG. Através de uma pesquisa, é possível fornecer respostas sobre algumas questões como: a prática pedagógica, a resistência, o acesso às salas, a capacitação, a insegurança, o incentivo, o trabalho coletivo, a receptividade à mudança. Propõe-se algumas alternativas, para que o professor entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica, sendo o mediador na construção do conhecimento de seus alunos. Com essa mudança atingir o objetivo da instalação da sala de informática nas escolas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83994
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
191686.pdf 221.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar