Abstract:
|
Em virtude dos crescentes avanços das tecnologias de informação e comunicação e da popularização da internet entre a população mundial, vem se criando uma nova cultura dentro da já tradicional Educação a distância que é o E-learning, ou seja, o uso da Internet e seus recursos para fins de treinamento e educação. Com esta nova cultura, torna-se necessário também a criação de novos modelos educacionais que agregem os conceitos de E-learning para que o uso desta prática acarrete em cursos eficazes. O objetivo deste trabalho é o de analisar estratégias para o design instrucional de cursos pela Internet, propondo estratégias para avaliação, acompanhamento e revisão, para que ao final se obtenha um programa de comprovada eficácia. As estratégias foram aplicadas em um caso real que é a disciplina de Educação e Tecnologia II do curso de Pedagogia da UNIVALI. Como resultado desta experiência pudemos constatar que as estratégias funcionaram ao propor o design do curso, as análises e o planejamento; algumas questões prejudicaram a eficácia final da experiência, mas já foram revisadas como havia sido planejado no curso e estão sendo reaplicadas para uma nova avaliação. |