Gestão do conhecimento como vantagem competitiva: o surgimento das universidades corporativas

DSpace Repository

A- A A+

Gestão do conhecimento como vantagem competitiva: o surgimento das universidades corporativas

Show full item record

Title: Gestão do conhecimento como vantagem competitiva: o surgimento das universidades corporativas
Author: Sales, Rosemary Bom Conselho
Abstract: O presente estudo tem como interesse principal compreender o fenômeno do aparecimento das universidades corporativas na dinâmica do processo de educação empresarial, a partir do estudo de suas principais características, buscando distingui-las das universidades acadêmicas e também dos processos tradicionais de educação nas empresas. Este estudo foi desenvolvido num enfoque qualitativo, na tentativa de analisar as abordagens e modelos atualmente existentes, sinalizando, para profissionais de educação e executivos de empresas, seus aspectos relevantes, trazendo, assim, um panorama sobre esta temática. Foi realizada uma revisão da literatura acerca do ensino superior no Brasil, do modelo universitário brasileiro, da educação empresarial e das universidades corporativas, cujo conteúdo teórico, desta última, se apresenta muito reduzido. Em seguida, foi feita uma pesquisa sobre empresas que já implantaram este modelo ou que se encontram em vias de implantá-lo, visando conhecer suas principais diferenças, semelhanças e peculiaridades. O estudo e análise criteriosa de todo material de pesquisa coletado é que norteou todo este trabalho.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83978
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
191684.pdf 1.287Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar