Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais

DSpace Repository

A- A A+

Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais

Show full item record

Title: Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais
Author: Perroni, Elaine Regina Amador
Abstract: As Tecnologias da Informação e da Comunicação são, hoje, indiscutivelmente uma questão urgente e imprescindível para todos, sejam professores, pesquisadores, estudioso, usuários ou mesmo os excluídos do acesso direto. Uma questão contundente para a educação, enquanto possibilidades e novos caminhos para o fazer pedagógico em todos os níveis, especialmente quando se trata da mediação da aprendizagem de crianças com necessidade educativas especiais. Esta pesquisa analisa o uso da informática na prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático de criança com necessidades educativas especiais na área mental. Participaram da pesquisa crianças com necessidades educativas especiais, com idade de 8 a 12 anos em nível de alfabetização, pais e professores. Caracteriza-se como um estudo exploratório. Inicia-se com uma breve revisão bibliográfica na área, seguida de entrevistas estruturadas com pais e profissionais envolvidos. Verticaliza-se o estudo com observações diretas, sistematizadas e registradas em protocolos. O ambiente de investigação é uma Escola de Educação especial que desenvolve uma experiência pedagógica mediada por recursos informatizados. As informações são analisadas através das categorias conceituais eleitas para observar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático das crianças numa prática pedagógica mediada pelo uso de softwares no ensino da matemática. Os resultados da análise indicam que o uso da informática como mediação no trabalho com crianças com necessidades educativas especiais vem enriquecendo o fazer pedagógico e potencializando de forma significativa o seu desenvolvimento. Os avanços observados são de relevância tanto no sentido cognitivo do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, como no sentido da ampliação das relações afetivas e sociais entre as crianças e entre elas e os professores seus pais.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83901
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
PEPS2807-D.pdf 2.649Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar