Abstract:
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O trabalho avalia o comportamento de misturas de areia-asfalto, preparadas com areias de duas jazidas do Estado do Maranhão. O cimento asfáltico de petróleo utilizado é o CAP 50/60 proveniente de Fortaleza - Ceará. O mapeamento geotécnico preliminar apresenta uma visualização do Estado do Maranhão segundo suas características pedológicas e geológicas, complementando-se tal estudo com a aplicação da metodologia MCT às amostras de areia selecionadas de modo a definir seu perfil laterítico. A observação das areias antes e após um peneiramento com lavagem, demonstra a existência de finos aderidos aos grãos de maior diâmetro que tem influência relevante na granulometria, forma e textura dos grãos, repercutindo no comportamento mecânico da mistura asfáltica. O comportamento mecânico das misturas de areia-asfalto é avaliado com auxílio dos ensaios Marshall, módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, deformação permanente no simulador de tráfego e desgaste Cántabro. Um dimensionamento simulado, através do método DNER/79 é realizado, considerando vários níveis de tráfego e tipos de solo, de modo a obter estruturas para análise paramétrica com auxílio do programa ELSYM5. O estudo conclui que os granulares têm grande influência no comportamento mecânico das misturas de areia-asfalto, seja pela sua composição granulométrica, sua forma e textura, ou mesmo o perfil laterítico. Nota-se a suscetibilidade das areias-asfalto estudadas quanto à deformação permanente, sendo necessário um projeto de mistura asfáltica de espessuras delgadas. |