A reforma do ensino profissionalizante: um modelo para criação e gerenciamento de cursos técnicos empregando as ferramentas do JIT/TQC

DSpace Repository

A- A A+

A reforma do ensino profissionalizante: um modelo para criação e gerenciamento de cursos técnicos empregando as ferramentas do JIT/TQC

Show full item record

Title: A reforma do ensino profissionalizante: um modelo para criação e gerenciamento de cursos técnicos empregando as ferramentas do JIT/TQC
Author: Có, Fábio Almeida
Abstract: Pesquisa que versa sobre a utilização das técnicas e ferramentas da filosofia JIT/TQC, como base para a criação e gerenciamento de cursos de ensino técnico. A pesquisa parte do princípio de que as escolas de ensino técnico possuem uma enorme responsabilidade frente ao novo panorama da acirrada concorrência global, pois além da responsabilidade de formar o profissional para um mundo altamente competitivo, elas precisam também se tornar empresas mais eficientes e competitivas, operando seus serviços educacionais com mais qualidade, inovatividade e flexibilidade, com menores custos operacionais e melhor relacionamento social. A pesquisa portanto, fornece uma interpretação toyotista da legislação concernente à Reforma do Ensino Profissionalizante, criando um modelo de curso que inicia na engenharia simultânea, é estruturado em células de competências e seus resultados são controlados por medidas de eficácia, que permitem à escola mudar de estratégia mais rapidamente, ou simplesmente perseverar na geração de melhorias contínuas. O modelo foi testado em duas Escolas Técnicas Federais e apresenta um cruzamento das ações observadas com as ferramentas mais importantes do JIT/TQC.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83866
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
192953.pdf 1.091Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar