Abstract:
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Pesquisa que versa sobre a utilização das técnicas e ferramentas da filosofia JIT/TQC, como base para a criação e gerenciamento de cursos de ensino técnico. A pesquisa parte do princípio de que as escolas de ensino técnico possuem uma enorme responsabilidade frente ao novo panorama da acirrada concorrência global, pois além da responsabilidade de formar o profissional para um mundo altamente competitivo, elas precisam também se tornar empresas mais eficientes e competitivas, operando seus serviços educacionais com mais qualidade, inovatividade e flexibilidade, com menores custos operacionais e melhor relacionamento social. A pesquisa portanto, fornece uma interpretação toyotista da legislação concernente à Reforma do Ensino Profissionalizante, criando um modelo de curso que inicia na engenharia simultânea, é estruturado em células de competências e seus resultados são controlados por medidas de eficácia, que permitem à escola mudar de estratégia mais rapidamente, ou simplesmente perseverar na geração de melhorias contínuas. O modelo foi testado em duas Escolas Técnicas Federais e apresenta um cruzamento das ações observadas com as ferramentas mais importantes do JIT/TQC. |