Abstract:
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Uma empresa apenas cria valor se o retorno sobre seu capital for maior do que o custo envolvido ou do que a taxa de ganho que os investidores poderiam auferir no caso de investirem em outros empreendimentos com o mesmo risco. A análise do resultado econômico das empresas permite verificar se, ao final, elas criaram (ou destruíram) valor. Portanto, a performance das empresas é avaliada sob os conceitos de criação de valor ao acionista, EVA e MVA - sistemas de mensuração financeira que possibilitam analisar o resultado, os recursos aplicados e a estrutura de capitais. Neste trabalho foram analisados os balanços e as demonstrações contábeis de 246 empresas brasileiras do setor sucro-alcooleiro nos anos de 1997 a 2001. Trata-se de um trabalho inédito, que demonstrou a criação de valor nessas empresas através das teorias de Finanças e de Contabilidade. Após a análise da criação de riqueza dessas empresas, pelos parâmetros EVA e MVA, pode-se rever a administração do valor com fulcro na perpetuidade do empreendimento. Embora a pesquisa tenha apontado uma destruição de valor no agronegócios sucro-alcooleiro naquele período ela reflete também uma vigorosa recuperação deste setor, motivo de orgulho para o Brasil. |