| 
Abstract:
 | 
Centrada nos conceitos de competências essenciais, focalizando as abordagens de conhecimentos, habilidades e atitudes, esta dissertação tem como objetivo principal identificar, segundo a ótica de gestores, funcionários e clientes, quais as competências  relevantes na busca da competitividade que deverão  ser perseguidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER,RO). Analisa as relações  com as várias competências e como também  estabelecer as variáveis que exercem maior influência  na ótica dos gestores, funcionários e clientes.  Identifica também  as competências emergentes que serão essenciais para a empresa  no futuro. Na realização da pesquisa foi executado um levantamento preliminar de dados, de caráter descritivo e exploratório, por meio de entrevistas pessoais  e semi-estruturadas. Com efeito, construiu um questionário  não disfarçado, para medir o grau de importância das 42 competências relevantes. A amostra foi constituída por 50 gestores, 132 funcionários e  276 clientes da EMATER,RO. Foi utilizada a análise descritiva, análise de variâncias, análise de comparação entre as médias e análise dos dados qualitativos. Identificou-se  42 competências relevantes na prestação de um atendimento diferenciado e 16 competências emergentes. |