Abstract:
|
Centrada nos conceitos de competências essenciais, focalizando as abordagens de conhecimentos, habilidades e atitudes, esta dissertação tem como objetivo principal identificar, segundo a ótica de gestores, funcionários e clientes, quais as competências relevantes na busca da competitividade que deverão ser perseguidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER,RO). Analisa as relações com as várias competências e como também estabelecer as variáveis que exercem maior influência na ótica dos gestores, funcionários e clientes. Identifica também as competências emergentes que serão essenciais para a empresa no futuro. Na realização da pesquisa foi executado um levantamento preliminar de dados, de caráter descritivo e exploratório, por meio de entrevistas pessoais e semi-estruturadas. Com efeito, construiu um questionário não disfarçado, para medir o grau de importância das 42 competências relevantes. A amostra foi constituída por 50 gestores, 132 funcionários e 276 clientes da EMATER,RO. Foi utilizada a análise descritiva, análise de variâncias, análise de comparação entre as médias e análise dos dados qualitativos. Identificou-se 42 competências relevantes na prestação de um atendimento diferenciado e 16 competências emergentes. |