Virtualização, tecnologia da informação e marketing em empresas turísticas de Florianópolis: um estudo de caso

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Virtualização, tecnologia da informação e marketing em empresas turísticas de Florianópolis: um estudo de caso

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Title: Virtualização, tecnologia da informação e marketing em empresas turísticas de Florianópolis: um estudo de caso
Author: Tavares, Paulo Vitor
Abstract: Levando em conta a importância do turismo como atividade econômica e a necessidade das empresas turísticas se tornarem mais competitivas no mercado global em que estão inseridas, se considerarmos o deslocamento do turista pelo mundo e a possibilidade de oferta de produtos/serviços turísticos usando tecnologia da informação, torna-se fundamental a habilitação para que essas empresas turísticas atuem em ambiente virtual, e para tal a necessidade de avaliar as condições que as mesmas têm para isso. A presente pesquisa tem por objetivo definir o nível de virtualização de empresas turísticas de Florianópolis, tomando como base o modelo de Venkatraman e Henderson para organizações virtuais levando em conta o alinhamento entre marketing e tecnologia da informação. Para tal, primeiramente, fez-se revisão bibliográfica sobre turismo, marketing e tecnologia da informação, incluindo a apresentação do modelo. Em seguida, procede-se a adaptação do modelo, fazendo-se relação entre o mesmo, marketing e tecnologia da informação no contexto das empresas turísticas. A pesquisa foi realizada em forma de estudo de caso em três empresas turísticas no município de Florianópolis para verificar a adoção de marketing, de tecnologia da informação e o alinhamento entre ambos no sentido de atender as características definidas nos três estágios de virtualização dos três vetores do modelo de Venkatraman e Henderson. A pesquisa constatou que as empresas turísticas de Florianópolis estão presentes parcialmente apenas no estágio um do vetor um que se refere ao encontro virtual entre empresa e turista e ausentes nos dois outros estágios do mesmo vetor, estão presentes nos três estágios do vetor dois que trata da integração virtual da rede de empresas turísticas, e estão presentes nos três estágios do vetor três que trata do conhecimento dentro e fora da organização. Dessa forma, foi possível constatar a aplicabilidade da adaptação do modelo para empresas turísticas, definir o nível de virtualização que as mesmas se encontram, bem como sugerir medidas no sentido de ampliar seu nível de virtualização com vistas a serem mais competitivas no mercado global, crescente e tecnológico.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83806
Date: 2002


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