Abstract:
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O presente trabalho apresenta fundamentação teórica sobre a evolução das mídias, marcos históricos, conceitos, característica da EAD, legislação, gerações de EAD e descrição de algumas instituições que realizam cursos à distância e ainda, mudanças de paradigmas da educação presencial e a distância. Busca também, elaborar e aplicar um projeto experimental, utilizando a tecnologia (computador/internet) para ampliação do conhecimento da disciplina de Bioestatística a ser aplicado a alunos do 2° ano do Curso de Farmácia e Bioquímica do Centro Universitário Campos de Andrade - UniAndrade, da Cidade de Curitiba / Paraná. O projeto objetiva verificar a viabilidade didática da utilização da tecnologia (computador/internet) através de programa de EAD, adequando-se à nova realidade cultural, tendo em vista que, neste final de século XX e início de século XXI, todos os setores da sociedade estão ligados às mídias e "globalizando" as mentes e as expectativas de todas as gerações. A pesquisa realizada permitiu verificar que os métodos de ensino com o auxilio da Internet é viável, tendo em vista o percentual significativo de acadêmicos que possuem computador de uso pessoal com possibilidade de acessar a Internet em casa, no trabalho ou no Centro Universitário e também que, independente da idade ou do sexo dos acadêmicos, os mesmos estão preparados e motivados para usar as tecnologias como aliadas ao processo educacional. Entre as recomendações apresentadas, sugere-se que se desenvolvam cursos que sejam disponibilizados no site da UniAndrade para que os acadêmicos tenham acesso independente do local onde se encontram. |