A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental

Show full item record

Title: A utilização de ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental
Author: Romanó, Rosana Schwansee
Abstract: Com a crescente evolução das tecnologias da comunicação, inúmeros são os recursos hoje disponíveis para a construção de um ambiente para a aprendizagem colaborativa. Este trabalho analisa as características de uma comunidade virtual, que complementa a aprendizagem presencial para o ensino fundamental de 5ª a 8ª séries. Dentro desta nova realidade muda a postura do professor, que já não se limita mais a um mero transmissor do conhecimento, mas um guia, um mediador, co-parceiro do aluno, buscando e interpretando de forma crítica as informações. E o educando passa a ser um participante ativo neste processo de aprendizagem, interagindo e tendo um senso de posse dos objetivos do aprendizado. A partir dos resultados obtidos através da pesquisa de campo, são analisadas as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos na utilização de um ambiente colaborativo, bem como os benefícios que estas práticas trazem para a educação. Consequentemente são apresentadas características de ferramentas que constituem um ambiente de aprendizagem colaborativo adequado, sempre tendo em mente que hoje educar e aprender é bem mais do que transmitir e receber informação:écomunicar informação e gerar conhecimento.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83686
Date: 2002


Files in this item

Files Size Format View
197798.pdf 6.407Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar